Description
A castanha-de-caju é uma oleaginosa rica em gorduras monoinsaturadas, conhecidas como gorduras “boas” para o organismo. O fruto do cajueiro pode ser um aliado na dieta de indivíduos que procuram prevenir doenças crônicas não transmissíveis e mais qualidade de vida.
O alimento, rico em nutrientes, pode funcionar inclusive como um aliado contra o envelhecimento precoce, anemia, além de melhorar a saúde da pele, das unhas e do cabelo.
A castanha pode ser encontrada em diversos formatos no mercado, a granel ou em porções. O mais comum é o fruto natural, mas também é possível achá-lo torrado, com ou sem sal, caramelizado, etc. Pela versatilidade e sabor neutro, ele também é usado para o preparo de derivados, como bebidas vegetais, farinha e pasta.
Apesar dos inúmeros benefícios, o consumo da oleaginosa também necessita de alguns cuidados, como com a toxicidade e a possibilidade de contribuição para ganho de peso.
A castanha-de-caju contribui para a prevenção de doença crônicas não transmissíveis e para o bom funcionamento do organismo. A nutricionista lista quais os principais benefícios do alimento citados na literatura.
- Doenças do coração e dislipidemias: o consumo adequado de castanha de caju exerce papel cardioprotetor, melhorando o perfil lipídico pela presença de gorduras mono e poli-insaturadas, diminuindo o risco das patologias;
- Prevenção do envelhecimento precoce e saúde da pele e dos cabelos, por sua ação antioxidante (contra radicais livres) e presença de vitamina A e E;
- Controle glicêmico: o consumo regular contribui para modular a quantidade de açúcar no sangue, o que pode auxiliar na prevenção e tratamento de doenças como a diabetes;
- Sensação de saciedade: devido ao elevado valor energético e nutricional, a castanha-de-caju contribui para aumentam o sentimento de saciedade, o que pode auxiliar no controlo do peso.
- Funcionamento intestinal: por ser uma importante fonte de fibras, o alimento melhora o trânsito intestinal;
- Sistema imunológico: fortalece as defesas naturais do organismo através de vitaminas e minerais com efeito antioxidante e imunomodulador como vitamina E, selênio e zinco;
- Tratamento de enxaquecas e prevenção da depressão: o alimento tem um papel coadjuvante na prevenção da dor de cabeça e da condição do transtorno devido à presença de vitaminas do complexo B, zinco, selênio e magnésio que são fundamentais ao bom funcionamento do sistema nervoso central e cofatores de neurotransmissores.
Reviews
There are no reviews yet.